FiberWork Optical Communications
Topo
About FiberWorkServicesProductsMedia & EventsFiberForum
Topo
 
Media & Events

News

Linha

FiberWork dá curso de CWDM e DWDM para profissionais de telecom em Campinas

16/5/2005

Direcionado a profissionais de decisão do setor de telecomunicações, a FiberWork Comunicações Ópticas, apresenta o treinamento "CWDM & DWDM - Fundamentos, Tecnologia, Novas Necessidades de Testes, Mercado e Tendências", nos dias 22, 23 e 24 de junho, das 08h às 18h, no hotel Comfort Suítes, em Campinas, SP. O objetivo é aumentar a lucratividade do setor através do auxílio na tomada de decisões para evitar prejuízos em investimentos de redes ópticas, sejam elas novas ou upgrades.

Ministrado pelo PhD em Comunicações Ópticas e diretor de tecnologia da FiberWork, Sérgio Barcelos, o curso aborda as principais avaliações necessárias no projeto de redes WDM, diferentes tipos de sistemas, limitações, elementos de rede, padronização da ITU-T, diferentes arquiteturas, testes, novas fibras para WDM, tendências e perspectivas de mercado desta tecnologia.

A tecnologia WDM (Multiplexagem por Divisão de Comprimento de Onda) é a melhor alternativa para satisfazer a demanda crescente por banda-passante verificada hoje nas redes de telecomunicações. Ela permite aumentar a largura de banda das redes de fibras já existentes, sem utilizar mais fibra, com uma excelente relação custo-benefício.

Sistemas DWDM são caracterizados por utilizarem uma separação pequena entre canais e por situar todos eles na janela de operação do amplificador óptico. O DWDM possui alta capacidade de transmissão e tecnologia sofisticada, direcionada para redes de longa distância, com um custo mais elevado em relação ao CWDM. Já a tecnologia CWDM traz simplificações tecnológicas e, por isso, é mais econômica, com capacidade de transmissão menor, para redes de menor alcance.

De acordo com o diretor de tecnologia da FiberWork, Sérgio Barcelos, conhecimentos e tecnologias modernas são apresentadas de forma imparcial durante o curso, mostrando como pequenos descuidos técnicos de hoje podem levar a graves prejuízos no futuro.

Tecnologia WDM volta a crescer no país

No Brasil, a aplicação de WDM cresce rapidamente em redes metropolitanas, empresariais e de TV a cabo. Hoje, cerca de 95% dos enlaces ópticos de longa distância nos EUA e Europa empregam DWDM. O CWDM, empregado principalmente nos mercados de redes metropolitanas e empresariais, aflora no Brasil e no mundo após 2000, impulsionado pela crise do setor de telecom.

Participantes que fizerem a inscrição até o dia 20 de maio, ganham 10% de desconto. Três ou mais inscritos de uma mesma empresa contam com desconto de 15%. Informações sobre o curso e inscrições podem ser obtidas com Ricardo pelo e-mail cursos@fiberwork.net ou telefone (19) 3296-0583.

Sobre a FiberWork: A FiberWork Comunicações Ópticas é uma empresa de base tecnológica, com sede em Campinas e escritório na região do Vale do Silício, Califórnia, EUA. A FiberWork conta com um banco de talentos formado por pesquisadores e engenheiros altamente capacitados. O OSPA (Optical S-Parameter Analyzer), o sistema digital de telefonia óptica FWL210, os serviços especializados de testes em redes de fibra óptica, treinamentos técnicos e consultoria para profissionais de decisão são soluções únicas da FiberWork. Os diagnósticos de PMD (Dispersão do Modo de Polarização) têm ajudado grandes empresas de telecomunicações da América do Sul a otimizarem as redes ópticas de alta capacidade.

Informações para a imprensa:
Stefanie Leipert - jornalista
FiberWork Comunicações Ópticas
Tel: 19 - 3296 0583/Cel: 8138 7478
pr@fiberwork.net
www.fiberwork.net